sábado, 23 de agosto de 2008

Vichy

Vichy, ici, Vichy!

A cidade é pequena, bonita, simples, simpática e me recebeu muito bem. Muitos amigos que fiz nesses 2 meses serão pra vida toda. Mas, infelizmente, estamos nos separando. Paris, Marseille, Lyon, Lille, Nantes e Metz, amigos espalhados pela França. Amigos que voltarei a rever em breve. O que falar dos churrascos, dos piqueniques, dos kebabs e idas ao Mac, dos jogos de badminton, das piadas, das risadas .... que passaram, mas que ficam guardados, vivos comigo.
O que falar da família? Thierry e Veronique, me receberam muito bem, me ajudaram a compreender a cultura francesa. Passamos boas jantas discutindo aspectos interessantes da vida, destinos a visitar, inutilidades do cotidiano .... e deixaram as portas abertas para quando eu quiser voltar.

É isso aí, acabou Vichy!
Até a próxima! Até Nantes!

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Descoberta do século!

Ao contrário do que diziam os mais pessimistas, existe leite condensado (lait concentré) na França mas, acreditem se quiser, não existe brigadeiro. Sim, é verdade, ou melhor, não, não é possível, mas é verdade. Fiz brigadeiro hoje pra família aonde estou morando, adoraram, principalmente o homem pois adora chocolate.
Outra bizarrice francesa: não há da nada dentro do croissant. O croissant é por excelência de vento!

domingo, 10 de agosto de 2008

Bizarrices francesas

Alimentação:
Eles amam queijo e vinho?! Oui, bien sûr, mas nada de queijo no café da manhã. Os restaurantes recusam clientes – nos recusaram por que estávamos em oito pessoas. ( ?! ). Ah, detalhe, algumas pizzarias não funcionam domingo! (rsrsrs) Kebab, sanduíche árabe que virou febre na França, dá sim caganeira no dia seguinte! (rsrs – não que tenha acontecido comigo).
Transporte:
Não tem catraca para entrar no trem, às vezes passa um fiscal nos vagões. Fiz uma viagem sem fiscal algum verificar meu bilhete! (?!).
Cotidiano:
Todas as lojas fecham para horário de almoço, não só as repartições públicas.
É verdade, os carros param na faixa de pedestres. É mentira, eles não coletam o côcô do cachorro – e como tem cachorro em Vichy!
Resumo:
Não, ainda não vi nenhuma mulher peluda embaixo do braço! Mas o cheiro de cc é real. E sim, eles tomam banho, ... , ao menos no verão!

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Porque tudo tem um começo!

Sempre gostei de escrever, não que eu escreva bem, mas escrever sem compromisso me atrai. Essa é a segunda tentativa de fazer um blog, a primeira foi mais culta e com um amigo que hoje está distante, mas ela não resistiu ao início dos estudos em uma universidade.
O objetivo, se é que esse blog tem um objetivo, é aproximar meu cotidiano das pessoas que eu amo, das que gostam de mim ou mesmo das que somente me conhecem e escrever um pouco em português, o que não quer dizer que vou escrever frenquentemente.

Foi dada a largada!

Para os mais curiosos deixo aqui registrado o endereço da tentativa de blog: http://latusensu.zip.net/ (sim, durou pouco, o resultado do vestibular saiu logo em seguida).